Uma breve história do Cristianismo - Geoffrey Blainey

Uma breve história do Cristianismo - Geoffrey Blainey

6 10 99
Uma breve história do Cristianismo - Geoffrey Blainey 10 6 99
Uma Breve História do Cristianismo não é um livro espírita, mas resolvi indicá-lo pois a obra serve de consulta para os leitores que, assim como eu, apreciam romances espíritas históricos e costumam checar as informações neles contidas.

O renomado historiador Geoffrey Blainey, autor do best-seller Uma Breve História do Mundo, faz um passeio sobre toda a história da doutrina cristã - que deu origem a inúmeras religiões dentre elas o catolicismo, o protestantismo e o espiritismo - iniciando com o nascimento de Jesus e concluindo com uma análise do cristianismo nos dias atuais.

Por ser historiador e não teólogo, o autor analisa o cristianismo de forma imparcial.

O livro é até pequeno (328 páginas), se pensarmos na vastidão do tema, mas é útil para breves consultas. A linguagem é simples e de fácil compreensão.

Um exemplo de comparativos que fiz, encontra-se no capítulo 5 onde Blainey mostra o Imperador Constantino como um protetor do cristianismo. Temos a mesma informação no romance espírita Jornada dos Anjos, que também cita o pregador Ário e o precursor da reforma protestante Jan Huss, ambos citados no livro de Blainey. A história de Jan Huss, inclusive, pode ser conhecida com mais detalhes no livro Os Luminares Tchecos, do conde J.W. Rochester, psicografado por Wera Krijanowskaia.

Leia aqui uma entrevista do autor Geoffrey Blainey à revista Veja.

Ficha Técnica:
Autor: Geoffrey Blainey
Editora: Fundamento
Páginas: 328

Blainey considera que o cristianismo se propagou graças a capacidade de unir os povos através da caridade.
 Parte do apelo do cristianismo estava na maneira prática de ajudar os pobres e famintos, os doentes e os órfãos. Isso dava segurança aos fiéis, em uma época de dificuldades inimagináveis. A crença na vida após a morte atuava também como fator de atração. (..) É provável que a expansão do cristianismo tenha sido favorecida por um fator inesperado: as epidemias. (...) Ao cuidar de doentes e morimbundos sem exceção, qualquer que fosse a religião professada por eles, os cristãos conquistaram amigos e simpatizantes.

2 Comments
Comments
  1. GOSTO DEMAIS DESTE BLOG SOBRE O ESPIRITISMO!
    GOSTARIA DE UMA CONFIRMAÇÃO DESTE BLOG. NO DIA 22 DE NOVEMBRO DE 2012 FUI EM UMA PALESTRA E O PALESTRANTE,ENTRE OUTROS ASSUNTOS, FALOU SOBRE UMA INVASÃO DE ESPÍRITOS NO NOSSO LAR, ÁREA QUE FICA EM CIMA DA NOSSA CIDADE - NO RIO DE JANEIRO.
    DISSE QUE VÁRIOS COMENTÁRIOS TERIAM SIDO FEITOS POR MÉDIUNS E QUE ESTAVA NA INTERNET. GOSTARIA DE INFORMAÇÃO SOBRE ESTE ASSUNTO JÁ QUE PROCUREI E NÃO ACHEI NADA SOBRE O ASSUNTO.
    AGRADEÇO PELA OPORTUNIDADE DA INFORMAÇÃO
    lIZETE

    ResponderExcluir
  2. Olá Lizete

    Não temos conhecimento sobre estes fatos.

    Att, Juliana

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
BLOG DO LIVRO ESPÍRITA © 2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top