Benefícios da leitura espírita

Benefícios da leitura espírita

6 10 99
Benefícios da leitura espírita 10 6 99
Que a vida seja sempre suave para com nossas culpas, para que estas não representem um peso do qual não poderemos conseguir carregar. Pensem sempre no amor que Deus tem por cada um de seus filhos e saberão que jamais estarão desamparados e que a cada desafio encontrará no futuro próximo uma recompensa pelo esforço que tiver feito e pelo mérito de ter se resignado diante da vontade do Criador. 

Não desejem uma paz que não pertence ainda a esse mundo em que vivem, mas estejam certos que a encontrará no futuro caso consigam com coragem superar os seus desafios. Não pensem que a paz seja algo inatingível, pois a sua beleza e força sempre poderá ser vivida, mas somente após vencerem as lutas da vida. 

 A alegria deve sempre inspirar aqueles que buscam pela leitura edificante fonte de iluminação de sua consciência. Pelas diversas fontes que possuímos podemos levar àqueles que ainda se encontram presos a matéria as histórias que irão suavizar o peso de suas culpas e muitas vezes do fardo que carregam. 

Através da compreensão das verdades que a vida possui para cada um é que podemos compreender por quais razões somos levados às provas das quais muitas vezes pensamos serem injustas, mas que nada mais são do que a colheita do nosso próprio plantio. A beleza de outrora ou a dor que infringimos em nós mesmos e aos semelhantes refletem na realidade que hoje vivemos. Através da leitura podemos entrar na vida daqueles que já encontram na verdade a fonte de suas vitórias e já não mais duvida do amor de Deus por cada um de seus filhos. 

Não olhem com desdém para aquelas obras que nada mais são do que fonte de muito estudo, cujos autores, por fé e amor, se comprometeram a levar aos seus irmãos, para que possam acalentar os seus corações, fornecendo uma pouco de amor e luz na estrada que ainda devem percorrer. Somente pela vivência é que podemos adquirir as verdadeiras experiências e amanhã transmiti-las aos outros. 

A leitura edifica em nossa alma as lições que são introduzidas em nossa consciência através da exemplificação de verdades que todos nós vivemos. O bom aluno é aquele que sabe que para uma boa jornada é indispensável a disposição para o estudo e que através do ensinamento a caminhada se torna muito mais suave.
A incredulidade, a simples dúvida quanto ao futuro, as idéias materialistas, em uma palavra, são os maiores incentivadores do suicídio: elas produzem a frouxidão moral. Quando vemos, pois, homens de ciência, que se apóiam na autoridade do seu saber, esforçarem-se para provar aos seus ouvintes ou aos seus leitores, que eles nada têm a esperar depois da morte, não o vemos tentando convencê-los de que, se são infelizes, o melhor que podem fazer é matar-se? Que poderiam dizer para afastá-los dessa idéia? Que compensação poderão oferecer-lhes? Que esperanças poderão propor-lhes? Nada além do nada! De onde é forçoso concluir que, se o nada é o único remédio heróico, a única perspectiva possível, mais vale atirar-se logo a ele, do que deixar para mais tarde, aumentando assim o sofrimento.
A propagação das idéias materialistas é, portanto, o veneno que inocula em muitos a idéia do suicídio, e os que se fazem seus apóstolos assumem uma terrível responsabilidade. Com o Espiritismo, a dúvida não sendo mais permitida, modifica-se a visão da vida. O crente sabe que a vida se prolonga indefinidamente para além do túmulo, mas em condições inteiramente novas. Daí a paciência e a resignação, que muito naturalmente afastam a idéia do suicídio. Daí, numa palavra, a coragem moral. ESE - Cap V, item 16

 Na leitura que hoje tivemos sobre o suicídio nos deparamos com os benefícios que a Doutrina Espírita traz àqueles que pensam em tirar a “própria vida”, sobretudo quando passam a ter consciência da imortalidade de sua alma e da continuidade da vida no âmbito da espiritualidade. Quantos corações não são acolhidos e dores não são suportadas através de leituras que trazem aos leitores o conforto e a esperança no provir, renovando a fé e a coragem. 

A cada obra que nasce da alma do médium em comunhão com a do espírito daquele que já se encontra na espiritualidade, uma nova luz é lançada na alma daquele que encontra na leitura um alento para a sua jornada. Toda leitura que traz ao homem a consciência das verdadeiras riquezas que deve acumular enquanto encarnado sempre será para nós valorosa contribuição para a humanidade. Mas saibam que mesmo na leitura jamais devemos perder o nosso estado de constante vigilância, para que não tenhamos a narração do que não seja fruto daqueles que trabalham a favor do Cristo. Mas sempre estejam atentos para que pela leitura mantenham tanto a fé quanto a razão, para separar o joio do trigo. 

Na espiritualidade o estudo é constante, tanto quanto o intercâmbio do conhecimento adquirido, assim cada obra escrita segundo os ditames da espiritualidade amiga e de luz é fonte de sabedoria e de verdades que tornarão sempre a vida mais leve e o fardo mais justo. Aprendam e vejam como é belo o aprendizado, sobretudo pelo romance da vida real de muitos daqueles que ainda se amam eternamente, mais sobre eles mesmos reside o amor a Deus e a Jesus, como sendo o caminho que levará à verdadeira e duradoura paz e felicidade. 

Jamais se percam pelo caminho da ociosidade intelectual, mas busquem sempre fortalecer a sua inteligência, pois a riqueza adquirida estará sendo acumulada em sua alma, e estará com você seja onde estiver. Mas não percam, também, sempre a oportunidade de serem para o outro o livro através do qual valiosas lições de vida sempre poderão ser aprendidas, pois todos nós somos um forte, belo e desafiador romance. Hoje a leitura sobre o suicídio nos remeteu a importância da leitura espírita, pois com a exceção daqueles atos cometidos pela loucura e pela embriaguez, todos os demais podem ser contidos quando a lição de que todos carregam seus fardos, mas que, após a luta da qual necessitamos contra nossos vícios, o amanhã será sempre fonte de muita alegria e paz de espirito. 

Que Deus guie a todos nós e traga sempre por seus obreiros a mensagem e a história amiga e consoladora, pois somente a verdade pode trazer a consciência de cada um a verdadeira paz. Que assim seja. 

Pedro Paulo (mensagem psicografada)

3 Comments
Comments
  1. que lindo!! por favor, voce teria algum livro espirita para indicar que tratasse sobre a ansiedade? obrigada
    aline.pongilupi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline

      De cabeça assim não estou lembrado de nenhum que seja específico sobre ansiedade, mas o livro Vigiai e Orai possui mensagens que são um alento para as preocupações do dia a dia.
      Clique aqui para ler a resenha.

      Abraços

      Excluir
    2. Superando a Ansiedade de Eulália Bueno

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
BLOG DO LIVRO ESPÍRITA © 2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top