O Próximo Passo - Marcelo Cezar e Marco Aurélio

O Próximo Passo - Marcelo Cezar e Marco Aurélio

6 10 99
O Próximo Passo - Marcelo Cezar e Marco Aurélio 10 6 99
Romance lançado em 2011, de autoria de Marcelo Cezar e inspirado pelo espírito Marco Aurélio, conta duas histórias paralelas, que vão se entrelaçando no decorrer da narrativa e cujo tema central é a rejeição.

A história é dividida em quatro épocas: de 1975 a 1980, de 1980 a 1995, de 1995 a 1999 e de 2005 a 2010. Esta divisão é muito interessante pois vamos acompanhando a evolução dos personagens no correr dos anos.


Arlete e Alzira, ainda adolescentes são expulsas de casa pelo pai, Olair, logo após o falecimento da mãe Josefa. Assim que enviuvou, Olair já anunciou casamento com Gisele, uma moça sem bons princípios morais e manipuladora. Como as meninas não aceitaram o romance do pai, Olair as levou para morar com a sua irmã, Lurdes, que as acolheu com muito carinho. Logo as duas começaram a trabalhar e encontraram seus respectivos maridos. Arlete se casou com Osvaldo e Alzira com Eugênio. Arlete e Osvaldo tiveram Olívia, mas a relação ente mãe e filha era conturbada, com evidente rejeição das duas partes.

O outro núcleo da trama é composto por Valéria, uma jovem rica que acaba engravidando sem desejar e o pai da criança morre em um acidente. Nasce então Frederico, mas Valéria não consegue amar e aceitar a criança, que acaba sendo criado mais pelo avô Américo e pelos tios Natália e Adamo. Mesmo com o carinho dos familiares, Frederico desenvolve forte sentimento de rejeição e sente muita falta do amor materno.

Já na década de 90, tanto Frederico quanto Olívia resolvem ir para a Inglaterra.  Ele vai para estudar em Cambridge e ela para um intercâmbio. Se conhecem e se apaixonam, mas o namoro é interrompido drasticamente.

No mundo espiritual, temos Lolla e Eliel, espíritos amigos que foram designados a acompanhar a encarnação desses personagens.

Este é o terceiro romance que eu leio de Marcelo Cezar. Mais uma vez me senti envolvida pela trama. Considero que os autores possuem um talento especial para o gênero folhetim: apresentam narrativa ágil, profusão de eventos e ganchos intencionalmente voltados para prender a atenção do leitor (Fonte: Wikipedia)

Os ensinamentos espíritas vão sendo transmitidos nos diálogos entre os personagens encarnados e desencarnados, de uma forma que mesmo quem não tem nenhum conhecimento da Doutrina consegue compreender.

O livro possui 320 páginas e a sempre diagramação impecável da Editora Vida & Consciência.

Trecho:
A tarde começava a se despedir da colônia astral. O sol tingia o céu, formando uma tela alaranjada de rara beleza. Uma bonita jovem, de cabelos castanhos e sedosos, cujas pontas balançavam suavemente sobre os ombros, sorriu pela primeira vez em anos. Seus olhos esverdeados contemplaram o horizonte e ela agradeceu ao Criador por estar viva e cheia de vontade para recomeçar (...)
Lolla sorriu e acompanhou-a.
- Sei que seria pedir demais para você reencontrá-lo neste momento. Sei também que ficaram muitos anos em zonas inferiores acusando-se mutuamente. Esse período negro passou e foi concedido a ambos o direito de retornar ao planeta.
- Vamos voltar juntos?
- Ele está se preparando. Deve renascer no ano que vem.
- E os demais?
- Alguns já reencarnaram. Outros irão em momento oportuno.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
BLOG DO LIVRO ESPÍRITA © 2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top