Umbanda Pé no Chão - Ramatis e Norberto Peixoto

Umbanda Pé no Chão - Ramatis e Norberto Peixoto

6 10 99
Umbanda Pé no Chão - Ramatis e Norberto Peixoto 10 6 99
Sinopse/Resumo: É impressionante como a quantidade de leitores sedentos de esclarecimentos sobre a umbanda cresce a cada dia, sejam eles freqüentadores de centros espíritas kardecistas, de casas universalistas, ou mesmo dos terreiros. Isso ocorre porque a umbanda se caracteriza como um movimento caritativo de inclusão espiritual que dissemina as verdades universais com base no Evangelho de Jesus, sem se importar com a raça, o status social ou a crença dos que a procuram em busca da caridade e do consolo para seus males. Portanto, esclarecer, desmistificar conceitos infundados, e fortalecer sua verdadeira identidade, livre de preconceitos religiosos alimentados por uma absurda desinformação, é tarefa emergencial providenciada pelo Alto neste ano em que se comemora o centenário de institucionalização da umbanda como religião brasileira.
Umbanda Pé no Chão vem suprir o que faltava na literatura espiritualista, esclarecendo de forma muito objetiva assuntos relacionados com os orixás (energias cósmicas, e não espíritos que incorporam) e sua influência no psiquismo humano, os exus (elemento deslocador de fluido cósmico entre os planos, e não entidade de “chifres”) e sua atuação como agentes de reajustamentos cármicos, as formas de apresentação dos espíritos, a finalidade dos amacis e das ervas, os florais e suas afinidades com os orixás, a magia como movimentação de energia voltada para a caridade, além de preciosos detalhes sobre o desenvolvimento mediúnico, as diferenças ritualísticas nos terreiros, a importância dos condensadores energéticos, e uma abordagem inédita da presença da vibração dos orixás nas passagens do Evangelho de Jesus. Sem sombra de dúvidas, este guia de estudos contribuirá positivamente para que a umbanda seja melhor compreendida e praticada.

Autor: Norberto Peixoto
Espírito: Ramatís
Páginas:152
Tamanho:14x21

Avaliação/Resenha: Adoro Ramatís, e tentarei evitar uma opinião tendenciosa sobre este livro. Na verdade, esta obra não foi exatamente psicografada, pelo que pude entender. O autor e seus companheiros de trabalho na Choupana do Caboclo Pery, em Porto Alegre, debateram diversos assuntos de interesse à doutrina umbandista, amparados por Ramatís (que tem em Pai Norberto um dos médiuns responsáveis pela psicografia de sua obra) e por outros Guias espirituais que amparam os trabalhos da Casa. A linguagem é bacana, e a gente acaba o livro querendo mais - na verdade, esse é o primeiro volume (ainda bem !).
Você (assim como eu) não sabe muito sobre Umbanda? Aqui está a oportunidade para ler um pouco sobre a origem da Umbanda, a ritualística, a dimensão mágica e seus elementos mais comuns (pontos, ervas, guias, fumo, álcool, etc), os orixás, o trabalho dos exus e uma interessante abordagem sobre o que é o trabalho de apometria.
Você, pelo contrário, sabe muito (?) sobre Umbanda? Eis um material que pode enriquecê-lo, tanto por aprofundar seus conhecimentos quanto por instigar a reflexão sobre questões sobre as quais tenha alguma divergência; não é por adorar Ramatís que eu possa negar o quanto ele é polêmico… Recomendo fortemente!

Trecho:

Prefácio de Ramatís
Este livro ainda não está pronto. Na verdade, nunca estará, pois será ampliado e atualizado ininterruptamente, com o passar do tempo, tal como a umbanda, que se atualiza e se adapta às coletividades conscienciais às quais está inserida, despertando-as gradativamente para as verdades universais do espírito imortal.Especialmente o entendimento dos orixás, nos aspectos psicológicos e arquetípicos relacionados às frágeis personalidades humanas, bem como os estados comportamentaisafins aos orixás, que se expressam através da natureza dadivosa e sagrada das essências florais, carecem de uma maior experimentação e aprofundamento do médium escrevente e de sua equipe de apoio. Pois, como sempre afirmamos, o vaso vistoso é feito na olaria com barro bem moldado, o que requer tempo, trabalho, suor e muita dedicação dos oleiros que preparam a argila.Esperamos ter esclarecido definitivamente, aos leitores simpáticos à nossa índole universalista, a movimentação das energias (o axé), por meio da mediunidade, e o quanto são dispensáveis os sacrifícios animais para a consecução da caridade com os orixás e suas entidades que se enfeixam nas falanges de umbanda no Astral.Sem nos prolongar, concluímos pela crucial importância do entendimento do Evangelho de Jesus e os ensinamentos dos orixás, contidos neste pequeno e ao mesmo tempo grandioso compêndio de libertação cósmica dos espíritos "presos" no ciclo dasencarnações sucessivas na aura planetária - Evangelho do Cristo, deixado pelo Mestre dosmestres que vibrava em todas as energias sagradas provindas do Pai, e assim Se tornava Um com Ele

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
BLOG DO LIVRO ESPÍRITA © 2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top