Cartilha do Médium Umbandista - Norberto Peixoto

Cartilha do Médium Umbandista - Norberto Peixoto

6 10 99
Cartilha do Médium Umbandista - Norberto Peixoto 10 6 99
Este é o segundo volume da trilogia "Registros de Umbanda", que começou com o livro Iniciando na Umbanda. É um lançamento da Livraria do Triângulo e de autoria de Pai Norberto Peixoto, sacerdote dirigente do Templo de Umbanda Triângulo da Fraternidade.

Nesta obra, Pai Norberto, inspirado pelo Caboclo Pery, enfatiza os aspectos comportamentais dos médiuns. Como o próprio nome já diz, trata-se de uma cartilha com orientações essenciais aos médiuns de Umbanda.

Todo iniciante na Umbanda possui inúmeras dúvidas, medos e incertezas e o estudo sistemático torna-se imprescindível para a auto-confiança mediúnica.
...pois o médium tem que estudar sempre; são subsídios indispensáveis ao tipo de mediunidade vigente na atualidade, mais intuitiva e consciente, cada vez menos sonambúlica, fenomênica e inconsciente. (pg 9)

O livro começa com uma apresentação sobre Caboclo Pery, entidade chefe deste terreiro. A seguir, o autor discorre sobre o medo da incorporação, a importância do período como aspirante, o tempo de formação de um verdadeiro filho de pemba e os primeiros passos dentro de um terreiro.

Sabemos que muitos neófitos desejam entrar numa corrente mediúnica e já sair dando passes e consultas.Isto é inadequado, pois é importante ter um período de adaptação e de desenvolvimento da mediunidade, de conhecimento dos Guias e Orixás regentes e de integração com os rituais da casa.
Contudo, há que se diferenciar que, para ser um médium de Umbanda, aceito e iniciado numa corrente, numa egrégora, numa comunidade religioso como trabalhador ativo, além de frequentar a assistência o tempo adequado para ser reconhecido pela cúpula espiritual do terreiro, são necessários inúmeros atributos morais, intelectuais, procedimentais e vocacionais, além, obviamente, de mediunidade ativa, de fato,no caso de médiuns que serão trabalhadores no aconselhamento espiritual durante as sessões práticas de caridade. (pg 34)
Alerta ainda sobre os cursos online que prometem iniciações inclusive sacerdotais.
Infelizmente, hoje verificamos muitas "iniciações" tipo fast-food (rápidas), verdadeiros placebos, sem efeito algum. Temos até iniciações à distância feitas de forma online em alguns cursos pela internet. A simples "iniciação" de um indivíduo, desprovido desses atributos básicos e essenciais, e ainda sem mediunidade, não o habilita como um iniciado legítimo e legitimado com direito ao pertencimento na Corrente Astral de Umbanda. (pg 34)
Portanto é preciso ter paciência e respeitar os preceitos do terreiro em que nos encontramos vinculados.

A partir daí, o autor irá explicar aos iniciantes os rituais de terreiro, demonstrando o porque cada coisa é feita dentro da liturgia e com objetivos diversos, inclusive o de melhorar a sintonia com os Guias.  Explica ainda como é realizada a Reforma ìntima dentro da Umbanda.
Uma grande confusão de conceitos, a nosso ver por ignorância no sentido de puro desconhecimento, são as pessoas de fora da religião façlarem que na Umbanda não existe reforma íntima. A estrutura de personalidade do médium vai se moldando pelas repetidas incorporações, que vão lhe modificando as predisposições mais íntimas no psiquismo (...) A psicologia da Umbanda não é rasa como os olhares apressados dos preconceituosos, que não conseguem percebê-la, muito menos vivenciá-la (...) O trabalho de transformação dos médiuns é silenciosos e vai se dando de maneira vagarosa, pela atuação dos guias espirituais. (pg 57)

Ao final, encontramos o regimento interno do Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade, que para alguns vai parecer bastante rígido.

Na minha opinião, trata-se de um livro obrigatório aos novos médiuns, pois fornece explicações para muitas das dúvidas dos aspirantes a uma corrente mediúnica de Umbanda e demonstra a importância do estudo e da disciplina, evitando assim que o futuro médium se perca no animismo e nas mistificações.

A Umbanda não é uma religião de conversão, que busca cooptar adeptos para sua doutrina. É impossível encontrarmos uma genuína entidade que faça parte do movimento umbandista no Plano Astral dizer que esta ou aquela religião é a mais verdadeira, muito menos exigir-se que se deva entrar numa determinada confissão religiosa, culto, igreja, doutrina ou seita. O caráter respeitoso se encontra em todos os terreiros e podemos verificar na assistência a diversidade e a mistura, com todos juntos sentados lado a lado democraticamente. (pg 16)
Além de escrever livros doutrinários, Pai Norberto Peixoto possui um canal no Youtube onde ministra aulas gratuitamente. Para adquirir este livro e conhecer os outros lançamentos da Livraria do Triângulo, acesse  o site: http://livrariadotriangulo.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
BLOG DO LIVRO ESPÍRITA © 2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top