Orixás - Teogonia de Umbanda - Rubens Saraceni

Orixás - Teogonia de Umbanda - Rubens Saraceni

6 10 99
Orixás - Teogonia de Umbanda - Rubens Saraceni 10 6 99
Lançado em 2012, este livro é de autoria de Pai Bendito de Aruanda através da mediunidade de Rubens Saraceni, sacerdote umbandista e mago, que desencarnou recentemente e deixou um legado de mais de 50 obras publicadas.

Em Orixás - Teogonia de Umbanda, encontramos uma obra muito interessante sobre as divindades do panteão africano, sob a ótica da religião de Umbanda Sagrada.

Teogonia é o conjunto de divindades cujo culto constitui o sistema religioso de um povo; genealogia dos deuses. Uma divindade é em si mesma manifestação de Deus por meio de uma de Suas qualidades divinas.

Para os autores, na Umbanda Sagrada temos 7 pares de Orixás e cada um deles é responsável por um trono sagrado. São eles:
  1. Oxalá rege a Fé
  2. Oyá Tempo rege a religiosidade
  3. Oxum rege a concepção
  4. Oxumaré rege a renovação
  5. Oxóssi rege o conhecimento
  6. Obá rege o raciocínio
  7. Xangô rege a justiça
  8. Iansã rege o direcionamento
  9. Ogum rege a ordem
  10. Egunitá rege o equilíbrio
  11. Obaluaê rege a evolução
  12. Nanã Buruquê rege a maturidade
  13. Iemanjá rege a regação
  14. Omulu rege a estabilidade
Os Orixás formam pares ativos-passivos, sendo que os à direita atuam de forma passiva e permanentemente, de forma contínua e estável na vida dos seres; já os à esquerda, atuam de forma ativa e condicionalmente, de forma alternada e não estável.

Como exemplo, os autores recorrem ao grande Orixá Oxalá, que irradia a fé o tempo todo, mas quando um ser desvirtua seu campo da fé, vem Oyá Tempo e atua de forma condicional para promover o equilíbrio daquela pessoa. E assim acontece com todos os Orixás e o livro traz exemplos de cada um deles:
  • Irradiação da Fé: Oxalá irradia a Fé e Oyá Tempo retifica as religiosidades desvirtuadas;
  • Irradiação do Amor: Oxum agrega e concebe as coisas animadas e inanimadas e Oxumaré renova, diluindo as agregações desequilibradas;
  • Irradiação do Conhecimento: Oxóssi rege o conhecimento e atua na vida dos seres expandindo em cada um sua capacidade de raciocinar e Obá atua abrindo as mentes para verdades maiores;
  • Irradiação da Justiça: Xangô é o fogo que nos purifica e Iansã é o ar que areja nosso emocional;
  • Irradiação da Lei: Ogum é a ordenação divina e Egunitá é o aspecto punitivo da Lei Maior;
  • Irradiação da Evolução: Obaluaê rege a evolução dos seres e é o Senhor das passagens dos estágios e planos da vida e Nanã é a decantadora dos vícios e desequilíbrios, os adormece preparando-os para a reencarnação;
  • Irradiação da Geração: Iemanjá é a Mãe da vida e Omulu é o guardião, pois paralisa todos que atentarem contra ela.
Comentário: a Umbanda possui diversas vertentes e muitos irão estranhar esta classificação dos Orixás. Isto é natural, visto que cada casa e cada sacerdote tem sua forma de cultuar as divindades. Para quem quiser conhecer a forma divulgada por Pai Rubens e por seus seguidores, este livro é uma ótima opção. Tem 175 páginas e traz um resumo sobre a atuação dos Orixás em nossa vida.

Trecho: 
...um "cutucão" nos pastores mercantilistas
Mas outros, ao serem conduzidos por Exu para longe da Umbanda, pois só vibravam por seus polos negativos, não se emendaram. E aí, bem...aí se transformaram em grandes mercadores religiosos e ótimos polos magnéticos cósmicos à disposição de Exu, que lhes envia todos os médiuns que tiveram suas coroas abandonadas pelos seus Orixás regentes. Sim, o mais famosos dos atuais pastores mercantilistas é regido pelo guardião cósmico do aspecto negativo do Orixá Oxalá (...) Este senhor já fez muitos favores à Umbanda, acolhendo médiuns que descaracterizaram sua mediunidade. (pg 95)
2 Comments
Comments
  1. Apenas uma correção de digitação - Iemanjá rege a Geração.

    Excelente resenha.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
BLOG DO LIVRO ESPÍRITA © 2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top