História da Umbanda - Alexandre Cumino

História da Umbanda - Alexandre Cumino

6 10 99
História da Umbanda - Alexandre Cumino 10 6 99
História da Umbanda - Uma religião brasileira
Madras Editora
Páginas: 400

Resumo / Análise: Alexandre Cumino é um sacerdote Umbandista, filho espiritual de Rubens Saraceni  e grande conhecedor de Teologia Umbandista. Nesse livro, Alexandre faz uma viagem ao tempo, através de um estudo sistematizado sobre a evolução da Umbanda. É um livro extremamente agradável de ler, repleto de citações de autores umbandistas  e com ricos detalhes sobre a história da religião Umbanda. Alexandre possui uma didática que envolve o leitor sem cansá-lo. Considero um livro imprescindível para quem deseja compreender a trajetória da Umbanda, seus mistérios e fundamentos.

No início da obra, o autor disserta sobre as origens da Umbanda - espírita, africana, indígena, cristã, mágica, espiritual e mítica. Mais adiante, analisa as diversas possibilidades da origem da palavra Umbanda. No capítulo 4, faz um resumo de toda a trajetória da religião, do nascimento em 1908 até os dias atuais. Comenta e faz citações sobre o Primeiro Congresso, que ocorreu no ano de 1941 e mais ao final, discorre sobre obras pioneiras e científicas.

Trecho
(páginas 110 e 11)
Capitão José Álvares Pessoa, presidente da Tenda Espírita São Jerônimo, em seu livro Umbanda: religião do Brasil, registra mais algumas definições:
Umbanda é o milagre vivo diante dos nossos olhos deslumbrados; Umbanda é a ação do Cristo na sua jornada pelo planeta, realizando a magia divina em favor da humanidade que se debate no sofrimento e na dor. Umbanda é magia, e magia é a mola que move este mundo.


Em uma palestra realizada na Festa Não Bata a Cabeça a Toa, no Terreiro de Umbanda Pai Maneco, Curitiba - PR, Alexandre explica como surgiu este livro.

 
1 Comments
Comments

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
BLOG DO LIVRO ESPÍRITA © 2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top