Umbanda Um Novo Olhar - Maria Teodora Guimarães

Umbanda Um Novo Olhar - Maria Teodora Guimarães

6 10 99
Umbanda Um Novo Olhar - Maria Teodora Guimarães 10 6 99

Resumo: A Umbanda tem várias correntes: mística, esotérica, popular, tradicional, umbandomblé e etc. Neste livro, a psiquiatra Maria Teodora Guimarães, seguindo o legado de Roger Feraudy, nos apresenta a visão mais esotérica da Umbanda, que alguns acreditam ser uma religião muito antiga, dos tempos da Lemúria e da Atlãntida e que tinha o nome de Aumbandhã.A autora explica, sob a ótica citada, diversos fundamentos umbandistas, tais como os pontos riscados e cantados, a indumentária, os rituais das giras, as características de cada Orixá e dos Guias de trabalho e as oferendas.

**Para saber mais sobre a Umbanda esotérica e as demais ramificações da religião de Umbanda, veja este link.

Comentário: Trata-se de um livro muito interessante e que - como o nome já diz - traz um novo olhar sobre alguns dos mistérios da Sagrada Umbanda. Com relação ao formato, possui 336 páginas, de cor clara, com letras confortáveis, proporcionando uma leitura agradável. Quem está acostumado com a Umbanda tradicional, pode estranhar os conceitos apresentados.

Trecho:
Muitos milênios se passaram nesta incrível trajetória da Umbanda em nosso planeta. Uma história coberta de acontecimentos memoráveis; fatos verídicos, que deixaram sinais na topografia do planeta, agora estudados por arqueólogos, paleontólogos, exploradores, historiadores e cientistas das mais diversas áreas. Fatos que deixam para trás a época da aceitação simplista de dogmas ou lendas religiosas ocorridas pela vontade de Deus, sem que deles se tivesse qualquer notícia baseada na razão. E menos ainda deduções históricas baseadas em fatos de registro recente, mais singelas ainda, como, por exemplo, a suposição de que os escravos africanos trouxeram com eles a Umbanda e tudo o que se sabe dela, no bojo de seus cultos tribais. Este livro pretende, além de passar os conhecimentos ancestrais da Umbanda, no que diz respeito a magia e sua fenomenologia, o que, geralmente, é o que interessa ao umbandista comum, falar da própria Umbanda. Suas origens, sua história extraterrestre, que se confunde com a história da própria civilização do planeta, seus dirigentes cósmicos; falar sobre as entidades que realmente militam nesse movimento, aquela enfeixdas nas verdadeiras linhas de Umbanda e muito mais. Pedimos um pouco de paciência ao leitor ansioso por adentrar os meandros da magia quando, em alguns capítulos, nos detivermos no entendimento maior do que é a Umbanda e na sua história; nos detivermos na compreensão de quem somos nós, seres perdidos neste pequenino planeta azul, poeira cósmica neste universo; quando pararmos um instante para pensar no tempo, que de fato parece não existir da forma linear como nós sempre pensamos; e ainda considerar o conceito de uma grande consciência cósmica, onde todos os reinos, com todos seus habitantes, se tornam um só nisto que chamamos natureza, nos conclamando ao amor universal para com todos os seres, posto que são partes de nós mesmos.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
BLOG DO LIVRO ESPÍRITA © 2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top