Os Guardiões - Robson Pinheiro e Ângelo Inácio (Lançamento)

Os Guardiões - Robson Pinheiro e Ângelo Inácio (Lançamento)

6 10 99
Os Guardiões - Robson Pinheiro e Ângelo Inácio (Lançamento) 10 6 99

Resenha: Os Guardiões é o segundo volume da trilogia "Os Filhos da Luz". O primeiro volume, lançado no ano passado, chama-se Cidade dos Espíritos (clique aqui para ler a resenha de Cidade dos Espíritos).

O livro começa com o encontro dos guardiões Jamar e Anton, sob a supervisão do Arcanjo Miguel, com o maioral número 2 - um dos dragões citados na obra A Marca da Besta e cujo reino foi enfrequecido pelo exército de Miguel. Os guardiões informam ao maioral 2 que ele será um dos deportados para um planeta mais primitivo durante a transição planetária


-Não há mais como adiar, maioral número 2! - falou Jamar - o decreto divino já saiu. (pg 38)
Ainda no capítulo 1, Ângelo Inácio relembra que a Lei da Misericórdia está sob responsabilidade de Maria de Nazaré, enquanto Miguel coordena as forças da Justiça Divina. Os capítulos 2 e 3 são bem mais complexos. O autor narra fatos da criação da Terra, alguns até que bem conhecidos na literatura espírita, como a vinda dos exilados de Capela e a extinção de civilizações como as de Atlântida e Lemúria. Por outro lado,  revela a vinda de humanóides de um planeta chamado Tiamat e de seres extraterrestres, bem como de várias mutações genéticas até a obtenção da forma humana que hoje conhecemos por homo sapiens.
- A Terra reúne tipos muito diversificados de espíritos, muitos dos quais com características que se manifestam naturalmente entre vocês, ao longo da evolução, e foram consideradas como anomalia ou doença (...) Quero me referir a características próprias de povos de alguns planetas, aqui representados por mebros de variadas raças extraterrestres, reunidas em virtude do processo de degredo que as trouxe para cá. (pg 104)
A seguir, o autor, juntamente com os guardiões e sob a supervisão de Pai João (personagem presente em outras obras de Robson Pinheiro) visitarão  um barracão de candomblé na Bahia e  um terreiro de Umbanda no Rio de Janeiro, com o intuito de estudarem sobre os Exus e as Pombas-giras. O cenário encontrado no terreiro carioca não foi dos melhores e Pai João, com o auxílio do Sr. Exu das 7 Encruzilhadas, vai explicando o que houve naquele local, onde deveria ser praticada a verdadeira caridade ensinada por Zélio de Morais, mas que infelizmente foi tomado por quiúmbas (espíritos zombeteiros, na linguagem umbandista).

Encontramos também referências a um movimento das trevas para implantar o fundamentalismo religioso no Brasil com o intuito de desmoralizar o país internacionalmente (alguém dúvida?) e que a situação só não está pior devido a atuação precisa dos guardiões, inclusive na questão do casamento gay.
Chegou até nós outra informação que também reclama urgência. Em região astral bem próxima do Brasil, ocorre um conclave entre políticos desencarnados e magos que intentam implantar o fundamentalismo religioso (...) Pra isso, buscarão desacreditar o país diante da comunidade internacional (pg 230)
Em "os Guardiões" encontramos o estilo detalhista e realista da Trilogia O Reino das Sombras, bem diferente da linguagem leve e descontraída de Cidade dos Espíritos. Mesmo com uma visão voltada ao universalismo, ainda sinto dificuldade em compreender as obras de Ângelo Inácio. Não que eu não goste dos livros, mas são muitas informações novas e perturbadoras sobre os bastidores espirituais. No capítulo 6, por exemplo, intitulado "Os Guardiões do Mundo" encontramos uma palestra de um extraterrestre aos habitantes de Aruanda, com convidados de outras cidades espirituais, tais como Nosso Lar e Grande Coração. O palestrante fala sobre a presença de seres extraterrestres aqui na Terra, influenciando famílias e nações poderosas:
Algumas nações hospedaram seres do espaço em troca de tecnologia, desde a década de 1940 da sua história. Nessa mesma época, alguns seres extraterrestres visitaram o país chamado Alemanha. Muitas das experiências realizadas pelos cientistas do regime nazista foram patrocinadas, inspiradas e executadas em associação com os não terráqueos. (pgs 255 e 256)

Além dos extraterrestres, a Terra ainda sofreria a ação dos agêneres, programados pelos daimons. É ou não é perturbador?

Na maioria dos capítulos, temos informações das ações e habilidades dos guardiões da Justiça Divina.O livro mescla realismo espiritual, transição planetária, conceitos de religiões africanistas e universalismo.

"Os Guardiões" possui uma belíssima arte final, com fontes grande e confortáveis. Foi lançado pela editora Casa dos Espíritos , tem 476 páginas e custa R$ 59,00. Na livraria virtual  Megalivros é possível encontrá-lo mais em conta. Clique aqui.


1 Comments
Comments
  1. Juliana, estou encantada com seu blog. Que lindo e necessário seu trabalho!!
    Suas resenhas ajudaram-me a decidir-me pela compra de dois livros do Robson Pinheiro: "Cidade dos Espíritos" e "Legião - Um olhar sobre o Reino das Sombras".
    MUITO OBRIGADA!!!
    Marly

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
BLOG DO LIVRO ESPÍRITA © 2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top