Amor além de tudo - Inácio Ferreira e Wanderley Oliveira

Amor além de tudo - Inácio Ferreira e Wanderley Oliveira

6 10 99
Amor além de tudo - Inácio Ferreira e Wanderley Oliveira 10 6 99
Resenha: Amor além de tudo é um lançamento da Editora Dufaux. Trata-se de uma obra do Dr. Inácio Ferreira enviada através da psicografia de Wanderley Oliveira.

Neste livro, o querido Dr. Inácio está trabalhando no hospital Esperança - citado na obra Fala Preto Velho - juntamente com Manoel Roberto e Dona Modesta, personagens presentes em suas narrativas ditadas ao médium Carlos Baccelli.

Entre um atendimento e outro a seus pacientes ou uma prosa com seus confrades, Dr. Inácio traz inúmeras reflexões sobre o atual movimento espírita - que considera dividido entre conservadores e renovadores - bem como fornece informações importantes sobre a vida no Mundo Espiritual.
Conservadores cumprem a tarefa de orientar o caminho pela estrada pavimentada. Renovadores cumprem a tarefa de mostrar outros caminhos que levam ao mesmo lugar. (página 31)
Fornecer críticas construtivas sobre o movimento espírita é uma característica do Dr. Inácio, o que acabou lhe trazendo muitos fãs mas também muitos e ruidosos adversários.

No capítulo 4, por exemplo, Dr. Inácio descreve o caso de Marcondes, um homem que foi um grande líder do movimento espírita e que agora encontra-se internado no hospital Esperança, sofrendo de "delírio de grandeza" e com seu corpo mental inferior preso na casa espírita que dirigia. No diálogo entre o médico e o paciente, encontramos muitas lições. Cito aqui o trecho onde Marcondes demonstra seu desprezo pelos irmãos umbandistas e as orientações que recebe do Dr. Inácio.
- Então pra você umbandista é atrasado?
-E não é? Podemos até considerar a umbanda como um degrau ao espiritismo, mas isso não tira dos umbandistas a condição de inferioridade em relação aos espíritas.
-Marcondes, será que você se esqueceu por qual motivo saiu das alas de educação aqui do hospital?
-Por conta daquele terreiro de perturbados que vocês mantém aqui. Umbanda no mundo espiritual é demais para mim! (...)
Abra seus olhos meu irmão. Sua interpretação não representa a verdade. Você age como se representasse Deus. Liberte-se dessa arrogância, dessa vontade de querer centralizar e controlar tudo (...) Existem muitas pessoas afirmando trabalhar pelo espiritismo nessa condição: amam a causa e detestam quem não vive conforme seus padrões de entendimento. Isso é loucura!
Temos ainda o caso de Farias, que guardava grande mágoa dos "irmãos espíritas" pois enquanto encarnado perdeu um importante cargo na federação, pois queria unificar o ideal espírita
- Eu sinto ódio Doutor (...) ódio, ódio, ódio! (página 57)
Vencer a dor da mágoa e superar a ilusão de ser vítima da vida é um desafio aceito por poucos. Vencer a carapaça do egoísmo e olhar para si com realismo é doloroso.
No capítulo 7, Dr. Inácio irá conhecer Frederico, um médico xamã, especialista em tratamento de cordões energéticos através da física quântica. E adivinhem quem irá passar por este tratamento? O Marcondes, após entrar em coma.

Também temos o caso de Estela, cujo corpo mental inferior está preso ao espírito de Igor, que viria a ser seu filho aqui na Terra. Em um atendimento com o Pai João de Angola, a equipe espiritual desliga estes dois espíritos, trazendo alívio para ambos.

Ficha Técnica:
Médium:Wanderley Oliveira
Espírito:Inácio Ferreira
Gênero:Romance
Páginas:252

Comentários:
O Dr. Inácio já é bastante conhecido no meio espírita através dos livros ditados ao médium Carlos Baccelli. Alguns leitores podem estar se questionando se esta obra é realmente do Dr. Inácio. O Baccelli, via facebook , deixou o seguinte esclarecimento:
ESCLARECIMENTO PÚBLICO: Diante dos muitos questionamentos que, estando eu atualmente em jornada doutrinária no Exterior, me têm me chegado do Brasil, da parte de diversos amigos, esclareço que nada sei a respeito de o médium Wanderley Oliveira estar psicografando obras atribuídas ao espírito Dr. Inácio Ferreira. Creio que qualquer questionamento neste sentido deve ser dirigido a ele, e não a mim, ou ao próprio Dr. Inácio Ferreira.  Carlos A. Baccelli
Eu tenho o prazer de dizer que li todos os livros do Dr. Inácio e, a meu ver, trata-se realmente do mesmo espírito, com seu jeito irreverente e bem-humorado, sempre alfinetando os espíritas que insistem em agir como clérigos da Igreja Católica (ou como os neopentecostais), presos num fundamentalismo desnecessário e nada compatível com a linda doutrina de amor pregada por Jesus e codificada por Kardec.

A grande lição deste livro é que devemos amar e amar muito, sempre e a todos os irmãos de jornada, respeitando o momento evolutivo de cada um.

Quanto a diagramação, fiquei impressionada com o capricho da parte gráfica. Claro que o conteúdo é sempre mais importante, mas quem não gosta de conforto visual? Fontes grandes, fundo branco e lindas imagem compõem esta obra.

Sumário do livro Amor além de tudo

Capítulo 5
Tendo por base o egoísmo como doença milenar na Terra, o apego às crenças, às concepções e aos pontos de vista é o caminho emotivo por onde transita uma das mais aprisionantes doenças construtores de cordões energéticos nocivos: a mágoa. Essa é uma doença severa, que amargura a alma e atormenta a mente na alimentação dos cordões destrutivos. É muito mais intensa e comum do que se pode imaginar, sendo origem de um leque enorme de doenças orgânicas e perispirituais.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
BLOG DO LIVRO ESPÍRITA © 2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top