Memórias da Umbanda do Brasil - Ronaldo Linares e Diamantino Trindade

Memórias da Umbanda do Brasil - Ronaldo Linares e Diamantino Trindade

6 10 99
Memórias da Umbanda do Brasil - Ronaldo Linares e Diamantino Trindade 10 6 99
 Sinopse: A história da Umbanda é uma grande pesquisa em construção. Assim, sempre que novos documentos se apresentam, os autores procuram fazer a sua divulgação para que cada vez mais os umbandistas conheçam as origens e o desenvolvimento histórico da sua religião. Esta obra resgata alguns desses documentos e aborda alguns temas que, ao longo da história, têm sido motivo de muitos estudos e polêmicas, como as conquistas dos umbandistas, a Umbanda na Mídia, a metodologia utilizada na pesquisa histórica da Umbanda, pontos de força de um terreiro, obsessores, animismo e mistificação. 

Resenha:  A História da Umbanda do Brasil é um livro documentário, repleto de informações, notícias e fotografias acerca do desenvolvimento da religião de Umbanda no Brasil.  Escrito por dois baluartes do movimento umbandista - Pais Ronaldo Antonio Linares e Diamantino Fernandes Trindade - conta também com a colaboração de Alex de Oxossi, Gilberto Angelotti e Renato Henrique Guimarães Dias.

Através desta obra, o leitor irá conhecer (ou rever)  a fundação da Umbanda em 1908, pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas através da mediunidade de Zélio de Moraes, bem como conhecer diversos fatos históricos ocorridos de lá para cá.

O livro traz diversas ilustrações, inclusive com matérias veiculadas em grandes revistas ao longos dos anos, tais como Manchete, Fatos e Fotos, Planeta, entre outras.

Clique na imagem para ampliar

Além da parte histórica, encontramos importantes esclarecimentos sobre alguns fundamentos da Umbanda que muitas vezes são seguidos nos terreiros sem a devida compreensão por parte de seus frequentadores.
  1. uso dos pontos cantados
  2. oferendas para Yemanjá
  3. o batuque na Umbanda
  4. pontos de força de um terreiro
  5. o marafo
  6. obsessão, animismo e mistificação
Eu gostei muito desse livro e recomendo a todos que desejam conhecer melhor a história dessa religião tão acolhedora.

Ficha Técnica:
Autores: Ronaldo Linares e Diamantino Trindade
Páginas: 254
Gênero: documentário

Trechos:
A obsessão oblitera as faculdades medianímicas, enquanto a prece é sempre um poderosos auxiliar. O médium em geral é um grande devedor, que pela missão mediúnica vai resgatando os erros do passado. É uma oportunidade abençoada que a Espiritualidade maior fornece, e o médium, no entanto, para alcançar o objetivo da moratória moral e espiritual, deve se manter disciplinado, humilde, estudando sempre e participando dos trabalhos espirituais e materiais do grupo ao qual mais se afinizou. (Capítulo "Mediunidade Esclarecida", por Alex de Oxossi. Página 181)
Blogs dos autores:
Ronaldo Linares: Mandala dos Orixás
Renato Henrique Dias: Registros de Umbanda
Alex de Oxossi: Povo de Aruanda

Comentário: Pai Ronaldo conviveu com Pai Zélio, conforme nos relata tanto neste livro quanto em Iniciação à Umbanda. É um dos grandes defensores da Umbanda no Brasil. No vídeo abaixo, Pai Ronaldo discursa na Assembleia Legislativa de São Paulo, no lançamento do selo comemorativo em homenagem à Umbanda. É emocionante!


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
BLOG DO LIVRO ESPÍRITA © 2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top