O Livro Essencial de Umbanda - Ademir Barbosa Júnior

O Livro Essencial de Umbanda - Ademir Barbosa Júnior

6 10 99
O Livro Essencial de Umbanda - Ademir Barbosa Júnior 10 6 99
A Umbanda, como já foi dito em artigos anteriores deste blog, não teve uma codificação como a Doutrina Espírita e nem possui um livro sagrado como as religiões judaico-cristãs. Por esse motivo, ela é uma religião livre de dogmas, plural e muito acolhedora; entretanto,  a Umbanda possui muitas vertentes e diferenças de preceitos que variam de um terreiro para outro - o que pode gerar dúvidas em seus praticantes.

Nesta obra, o autor Ademir Barbosa Junior - presidente da Associação de Escritores Afrorreligiosos - conseguiu fazer uma excelente síntese da religião, mostrando seus principais preceitos de acordo com as vertentes existentes. Como ele mesmo escreveu:
Este livro tem como objetivo apresentar um mosaico sobre a Umbanda, respeitando sua pluralidade e diversidade. Não se trata de um manual ou um livro de teologia. Também não pretende chancelar os fundamentos desta ou daquela casa. Na Umbanda, há variações de ordem teológica, quanto à liturgia, fundamentos específicos, modos de organização, vestuários, cores, etc. (Introdução)

Ademir inicia contando a história da Umbanda, fundada em 15 de novembro de 1908 pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas e apresenta suas diversas matrizes: africana, cristã, kardecista e oriental. A seguir nos mostra momentos importantes do movimento umbandista, como o Primeiro Congresso que aconteceu em 1941. Conta a história do Hino e da Bandeira da Umbanda e apresenta os principais segmentos umbandistas: Umbanda Branca, Umbanda de Caboclo, Umbanda Esotérica, Umbanda Iniciática, Umbanda Omolocô, Umbanda Popular, Umbanda de Preto-Velho, Umbanda Traçada e Umbanda Tradicional.

Depois o autor passa para os aspectos teológicos e litúrgicos, dedicando diversas páginas para o estudo dos Orixás. Apresenta cada Orixá com riqueza de detalhes, mostrando suas principais características, tais como: animais associados, bebidas, chacras, cor, dia comemorativo, comidas, contas, elemento, ervas, essências, flores, metal, pedras, planeta regente, pontos da natureza, saudação, símbolos, sincretismo, pontos cantados e as histórias africanistas. Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Oxum, Iansã, Nanã, Iemanjá, Obaluaê, Exu, Oxumaré, Obá, Ibejis, Tempo, Ossaim, Euá, Orumilá.

Mais detalhes a seguir ao dissertar e apresentar as linhas de trabalho na Umbanda: caboclos, pretos-velhos e crianças (tríade), baianos, cangaceiros, marinheiros, boiadeiros, ciganos, oriente, cura, exus, pombagiras e exu-mirim.
Índice parcial (clique para ampliar)
Encontramos ainda explicações sobre os preceitos mais básicos da Umbanda: firmeza, assentamento, atabaques, curimba, hierarquia, defumações, pontos riscados, banhos, uso de bebidas e fumo, uniformes, saudações, orações, etc.

Ao final, encontramos ainda um completo dicionário com termos empregados na Umbanda e no Candomblé.

Trata-se de um livro muito didático, excelente para iniciantes e mesmo para médiuns mais experientes. Eu gostei muito. São 336 páginas, com uma linguagem acessível e o autor faz uso de diversas tabelas para facilitar a compreensão do leitor.

Uso de tabelas (clique para ampliar)

O Livro Essencial de Umbanda está disponível em livrarias virtuais e físicas, bem como no Google Books e no aplicativo para Android Google Play onde é possível ler alguns capítulos gratuitamente, clicando em "amostra grátis" Boa leitura a todos :)

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
BLOG DO LIVRO ESPÍRITA © 2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top