Iniciando na Umbanda - Norberto Peixoto

Iniciando na Umbanda - Norberto Peixoto

6 10 99
Iniciando na Umbanda - Norberto Peixoto 10 6 99
Trata-se do primeiro livro da trilogia "Registros da Umbanda", lançamento da Livraria do Triângulo. A obra foi escrita pelo sacerdote umbandista Norberto Peixoto, com orientação do Caboclo Pery. Norberto é um dos mais renomados autores da literatura umbandista, com cerca de 15 títulos publicados.

Conheça outras obras de Norberto Peixoto clicando aqui

Como o próprio título já diz, "Iniciando na Umbanda" é um manual para quem está começando a estudar a Umbanda.

O livro começa com uma linda mensagem do Caboclo Pery contando que na colônia espiritual onde reside - Metrópole do Grande Coração** - existem muitas atividades voltadas ao estudo doutrinário umbandista. A nobre Entidade descreve um pouco de como é o trabalho na contraparte astral, relatando que tudo é minuciosamente planejado.
Cabe-nos concluir dizendo que é muito importante o estudo. Nós, do lado de cá, nunca deixamos de estudar, pois a pedagogia do espírito comprova que o aprendizado também ocorre com o ato de ensinar, ou seja, os que sabem mais ensinam os que sabem menos, e nenhum de nós sabe tudo. Rotineiramente damos aulas aqui para os espíritos trabalhadores de umbanda e seus médiuns desobrados, que comparecem trazidos por seus guardiões individuais. (Preâmbulo - páginas 10 e 11)
 **A Metrópole do Grande Coração já é bastante conhecida para quem leus as obras do Mestre Ramatis, que atualmente psicografa através de Norberto Peixoto.

A seguir, Pai Norberto nos ensina a reconhecer a verdadeira Umbanda, alertando sobre terreiros que se dizem de Umbanda mas não seguem seus reais fundamentos.

No transcorrer do livro, o leitor encontrará temas essenciais da Umbanda, onde o autor descreve os principais fundamentos e liturgias. Destacamos alguns dos temas abordados: o que é o Axé, como é a primeira vez em um terreiro, o que são Orixás, quais as linhas de trabalho e como se apresentam os guias espirituais, quem é Exu, o que é o jogo de búzios, quais os pontos de força na natureza e a importância dos cristais na Umbanda; como funcionam as giras de caridade, uso de defumação, cantos e atabaque; banhos e ervas; preceitos e consagrações; o que são o congá e o cruzeiro das almas; diferenças entre firmeza e assentamentos, entre outros.

No capítulo intitulado "A psicologia dos Orixás", encontramos uma ótima tabela para consultas, onde consta: Atributos dos Orixás, Tipos psicológicos dos filhos de cada Orixá ( aspectos positivo, aspectos negativos, saúde), Elemento, Mineral, Metal, Signo regente, Planeta, Ervas, Chacra correspondente, Flor, Cristal e Saudação.
Descrição sobre o grande Orixá Oxalá
Antigamente se aprendia Umbanda única e exclusivamente no terreiro. Já nos dias atuais, existe um forte movimento incentivando ao estudo permanente da religião - o que sou totalmente favorável, visto que os Guias muitas vezes utilizam de nosso conteúdo mental para trabalhar e quanto melhor e mais apurado for este conteúdo, melhor será este trabalho. Além disso, o estudo fornece ao médium subsídios para uma maior auto-confiança mediúnica e mais independência.

Na página 93, Pai Norberto escreve:
O Grupo Triângulo da Fraternidade incentiva o estudo para a sua comunidade, médiuns trabalhadores, frequentadores e simpatizantes. Independentemente dos meios para se estudar, cada um deve ser movido por uma inquietude de busca de educação animico-consciencial, ampliando continuamente sua espiritualidade.
Em 142 páginas, Pai Norberto conseguiu resumir a essência da Umbanda, explicando com uma linguagem simples e acessível os principais fundamentos dessa abençoada religião. Trata-se de uma obra que certamente indicarei aos neófitos.

Além de escrever livros doutrinários, Pai Norberto Peixoto possui um canal no Youtube onde ministra aulas gratuitamente. Para adquirir este livro e conhecer os outros lançamentos da Livraria do Triângulo, acesse  o site: http://livrariadotriangulo.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
BLOG DO LIVRO ESPÍRITA © 2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top