[Resenha] O que a Bíblia realmente diz sobre a homossexualidade - Daniel A. Helminiak

[Resenha] O que a Bíblia realmente diz sobre a homossexualidade - Daniel A. Helminiak

6 10 99
[Resenha] O que a Bíblia realmente diz sobre a homossexualidade - Daniel A. Helminiak 10 6 99
Afinal, o que tem na Bíblia que faz com que as religiões ditas cristãs rejeitem com tanta veemência a homossexualidade? O padre, teólogo e psicólogo Daniel A. Helminiak faz uma análise das três mais famosas passagens bíblicas que condenam a relação homoafetiva: o pecado de Sodoma, a abominação do Levítico e a Epístola aos Romanos;  demonstra também as desvantagens da interpretação literal das escrituras, os erros de tradução, as metáforas empregadas e sugere uma interpretação histórico-crítica dos textos bíblicos.Cita um provável envolvimento amoroso entre Jônatas e Davi (1 Samuel 18:1-4) e Rute e Naomi (Rute 1:16-17)

Com uma visão afetiva e humanitária, mas também acadêmica - própria de um PhD - esta obra de Daniel A. Helminiak tem por finalidade aliviar culpas e aproximar os homossexuais de seus entes queridos e de Deus.

Apesar de não ser uma obra da lavra espírita, considerei fazer esta resenha a fim de auxiliar irmãos católicos e evangélicos que estejam em conflito entre sua orientação sexual e a religião.  O livro é fininho, com  apenas 134 páginas mas traz uma mensagem de paz, de amor e esperança, fruto de um estudo sério e sistematizado, redigido por alguém que conhece a Bíblia profundamente. Que Deus o abençoe Padre Daniel!

Trechos:
Muitos daqueles que são homossexuais foram educados para acreditar na Bíblia, e aprenderam que ela condena a homossexualidade. Ficam realmente num beco sem saída. Suas famílias e amigos, que sabem que eles são boas pessoas, também se sentem num beco sem saída. Parece que os homossexuais devem optar entre desistir de sua religião ou - o que parece ser impossível - desistir de sua sexualidade. (pg 20)
Será que os homossexuais são um erro? Mas neste caso, Deus deve ser mau ou deve estar pregando uma peça cruel e isso não é possível. Deus não erra, então deve haver uma outra resposta ! O erro deve estar na forma pela qual a Bíblia é lida. (pg 22)
O estudo histórico-crítico da Bíblia geralmente coloca por terra algumas interpretações tradicionais e levanta questões muito sérias sobre a religião e a sociedade. Não é de surpreender que as igrejas hesitem em usá-lo. Em certos casos, elas ficam a se perguntar o que devem ensinar. Também não é de surpreender que o fundamentalismo tenha adotado uma linha mais dura. Os novos dados históricos podem fazer com que a compreensão tradicional da religião se dissolva ante nossos próprios olhos. É importante avaliarmos quão delicada é esta questão da interpretação da Bíblia.

Leia mais sobre homossexualidade e religião:
  1. Homossexualidade na visão espírita
  2. Casamento homossexual, transexualidade, cura gay e adoção por casais homoafetivos à luz do Espiritismo

 
BLOG DO LIVRO ESPÍRITA © 2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top